Perfil do Egresso
O egresso e a egressa do curso se colocam como profissionais de relevância em um cenário onde os conhecimentos da Computação marcam fortemente a vida social. Preponderantes para a compreensão da dinâmica social e econômica da atualidade, os saberes computacionais alcançam a Educação e exigem profissionais capazes de democratizá-los. Serão, portanto, os educadores e as educadoras de Computação formados por esse curso, profissionais dispostos e capazes de compreender as questões que emergem da ubiquidade das tecnologias da informação e comunicação, dominando linguagens, plataformas e repensando suas aplicações às práticas educativas.
Segundo o Conselho Nacional de Educação, ao propor as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da computação, ainda não homologadas, os cursos de licenciatura e bacharelado da área de Computação devem assegurar a formação de profissionais dotados de:
- conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas;
- compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade;
- visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
- capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo;
- capacidade de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar;
- compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades;
- capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas; e
- capacidade de atuar em um mundo globalizado do trabalho.
Mais especificamente, ainda segundo as diretrizes curriculares nacionais e o currículo de referência da Sociedade Brasileira de Computação, o egresso e a egressa da Licenciatura em Computação devem ser capazes de:
- construir sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Educação visando ao ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Ensino Técnico e suas modalidades e a formação de usuários da infraestrutura de software dos computadores, nas organizações;
- estabelecer relações entre as áreas do conhecimento e o contexto social em que atua;
- fazer uso da interdisciplinaridade e introduzir conceitos pedagógicos no desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, permitindo uma interação humano-computador inteligente, visando o ensino e a aprendizagem assistidos por computador, bem como a qualidade das interações em Educação a Distância;
- atuar no projeto e no desenvolvimento de sistemas computacionais em diversas plataformas tecnológicas;
- atuar como educador ou educadora, compreendendo a prática pedagógica como um processo de investigação, de desenvolvimento e de aprimoramento contínuo;
- atuar no desenvolvimento de processos de orientação, motivação e estimulação da aprendizagem, com a seleção de plataformas computacionais adequadas às necessidades das organizações;
- desempenhar um papel transformador da realidade de forma a contribuir para o desenvolvimento da ciência, tecnologia, arte, cultura e o trato da diversidade;
- promover a formação de cidadãos e cidadãs para uma sociedade fundada no conhecimento, no trabalho e na necessária reflexão sobre valores éticos, de justiça e de integração social.
Ressalta-se que tal perfil está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica segundo Parecer 2/2015 – CNE/CP.