Áreas cadastradas

Áreas cadastradas

Tema Docente
Pesquisas teóricas

Fundamentos da Educação; Epistemologia; Psicologia da Educação e Psicologia Organizacional e do Trabalho; Análise Crítica de mídias sociais ou redes sociais populares (Facebook, Youtube, e WhatsApp); Análise de filmes e documentários.

Adriano Rodrigues Mansanera
Algoritmos, Complexidade e Teoria da Computação

Problemas computacionais; soluções exatas; projeto de algoritmos; análise de algoritmos; algoritmos aleatorizados; classes de complexidade; problemas em P, em NP, NP-completos e NP-difíceis; ensino de algoritmos; matemática discreta; modelos de computação (computação clássica, máquinas de Turing, computação quântica).

Alexandre Prusch Züge
Computação de alto desempenho e simulação

Desenvolvimento em ambientes de alto desempenho; programação paralela; sistemas multiprocessador e multicomputador; simuladores e aplicações; simulação computacional de materiais.

Alexandre Prusch Züge
Posicionamento magnético: um sistema de mapeamento em ambientes internos

Estudo e desenvolvido uma plataforma de mapeamento em ambientes internos visando a localização de objetos utilizando-se o posicionamento magnético.

Carlos Roberto Beleti Junior
Ensino de Computação com tecnologias híbridas

Estudo e desenvolvimento de jogos educacionais utilizando recursos híbridos (ensino plugado e desplugado).

Carlos Roberto Beleti Junior
Algoritmos para os cursos de Computação: Necessidades, dificuldades e desafios no ensino

Pesquisa e estudo do ensino de Algoritmos nos cursos de Computação com foco na Licenciatura em Computação.

Carlos Roberto Beleti Junior
Ensino de Arquitetura de Computadores

Algumas dificuldades de aprendizado em Arquitetura de Computadores estão relacionadas à insuficiência de recursos didáticos, ferramentas e aplicações. Visando suprir essas adversidades, almeja-se encontrar abordagens didático-pedagógicas adequadas ao processo de ensino e aprendizagem em Arquitetura de Computadores.

Carlos Roberto Beleti Junior
Ensino de Arquitetura de Computadores em ambientes não formais

Conceitos computacionais – em especial Arquitetura de Computadores (AC) – são, em linhas gerais, de difícil abordagem, pois envolvem conceitos técnicos e definições abstratas. Tais conceitos são comumente abordados em cursos técnicos e em cursos de graduação em Computação e áreas afins. São ínfimas as iniciativas de ensino e de aprendizagem de conceitos relacionados à AC, que buscam abordá-los de maneira simples e lúdica, contudo, em espaços de ensino não formais e para públicos não iniciados. Almeja-se, portanto, propor abordagens didático-pedagógicas para o ensino de conceitos de AC.

Carlos Roberto Beleti Junior
Internet das coisas

Projeto e desenvolvimento de sistemas embarcados

Carlos Roberto Beleti Junior
Formação de professores
Marcelo Valério
Teorias de ensino-aprendizagem
Marcelo Valério
Metodologias ativas
Marcelo Valério
História da ciência e da tecnologia
Marcelo Valério
Divulgação científica (ações de educação não-formal / informal)
Marcelo Valério
Softwares Educacionais Livres

Desenvolvimento de softwares educacionais utilizando softwares livres

Robertino Mendes Santiago Junior
Desenvolvimento de software para microbiologia preditiva com interface amigável

A microbiologia preditiva é um área que une conhecimentos de microbiologia, ciências dos alimentos, matemática, estatística e computação para fornecer predições sobre o comportamento microbiano em alimentos. O desenvolvimento de um software (em português) que forneça ao usuário soluções de modelos matemáticos, cálculos estatísticos, planejamento de experimentos (entre outras funcionalidades) em formato amigável é uma necessidade emergente, pois poucos pesquisadores têm habilidade de unir todos os conhecimentos necessários (especialmente matemáticos e computacionais).

Robertino Mendes Santiago Junior
Learning Analytics

Mineração de dados educacionais

Rodrigo Clemente Thom de Souza
História da Computaçãop
Rodrigo Clemente Thom de Souza
Informática e Educação

Análise e/ou desenvolvimento de Tecnologias Digitais na educação; Ensino de computação na Educação básica (hardware, software, segurança, ergonomia, programação de computadores); Formação de professores para a integração de tecnologias digitais ao currículo.

Selma dos Santos Rosa