Áreas cadastradas
Áreas cadastradas
Tema | Docente |
---|---|
Pesquisas teóricasFundamentos da Educação; Epistemologia; Psicologia da Educação e Psicologia Organizacional e do Trabalho; Análise Crítica de mídias sociais ou redes sociais populares (Facebook, Youtube, e WhatsApp); Análise de filmes e documentários. |
Adriano Rodrigues Mansanera |
Algoritmos, Complexidade e Teoria da ComputaçãoProblemas computacionais; soluções exatas; projeto de algoritmos; análise de algoritmos; algoritmos aleatorizados; classes de complexidade; problemas em P, em NP, NP-completos e NP-difíceis; ensino de algoritmos; matemática discreta; modelos de computação (computação clássica, máquinas de Turing, computação quântica). |
Alexandre Prusch Züge |
Computação de alto desempenho e simulaçãoDesenvolvimento em ambientes de alto desempenho; programação paralela; sistemas multiprocessador e multicomputador; simuladores e aplicações; simulação computacional de materiais. |
Alexandre Prusch Züge |
Posicionamento magnético: um sistema de mapeamento em ambientes internosEstudo e desenvolvido uma plataforma de mapeamento em ambientes internos visando a localização de objetos utilizando-se o posicionamento magnético. |
Carlos Roberto Beleti Junior |
Ensino de Computação com tecnologias híbridasEstudo e desenvolvimento de jogos educacionais utilizando recursos híbridos (ensino plugado e desplugado). |
Carlos Roberto Beleti Junior |
Algoritmos para os cursos de Computação: Necessidades, dificuldades e desafios no ensinoPesquisa e estudo do ensino de Algoritmos nos cursos de Computação com foco na Licenciatura em Computação. |
Carlos Roberto Beleti Junior |
Ensino de Arquitetura de ComputadoresAlgumas dificuldades de aprendizado em Arquitetura de Computadores estão relacionadas à insuficiência de recursos didáticos, ferramentas e aplicações. Visando suprir essas adversidades, almeja-se encontrar abordagens didático-pedagógicas adequadas ao processo de ensino e aprendizagem em Arquitetura de Computadores. |
Carlos Roberto Beleti Junior |
Ensino de Arquitetura de Computadores em ambientes não formaisConceitos computacionais – em especial Arquitetura de Computadores (AC) – são, em linhas gerais, de difícil abordagem, pois envolvem conceitos técnicos e definições abstratas. Tais conceitos são comumente abordados em cursos técnicos e em cursos de graduação em Computação e áreas afins. São ínfimas as iniciativas de ensino e de aprendizagem de conceitos relacionados à AC, que buscam abordá-los de maneira simples e lúdica, contudo, em espaços de ensino não formais e para públicos não iniciados. Almeja-se, portanto, propor abordagens didático-pedagógicas para o ensino de conceitos de AC. |
Carlos Roberto Beleti Junior |
Internet das coisasProjeto e desenvolvimento de sistemas embarcados |
Carlos Roberto Beleti Junior |
Formação de professores |
Marcelo Valério |
Teorias de ensino-aprendizagem |
Marcelo Valério |
Metodologias ativas |
Marcelo Valério |
História da ciência e da tecnologia |
Marcelo Valério |
Divulgação científica (ações de educação não-formal / informal) |
Marcelo Valério |
Softwares Educacionais LivresDesenvolvimento de softwares educacionais utilizando softwares livres |
Robertino Mendes Santiago Junior |
Desenvolvimento de software para microbiologia preditiva com interface amigávelA microbiologia preditiva é um área que une conhecimentos de microbiologia, ciências dos alimentos, matemática, estatística e computação para fornecer predições sobre o comportamento microbiano em alimentos. O desenvolvimento de um software (em português) que forneça ao usuário soluções de modelos matemáticos, cálculos estatísticos, planejamento de experimentos (entre outras funcionalidades) em formato amigável é uma necessidade emergente, pois poucos pesquisadores têm habilidade de unir todos os conhecimentos necessários (especialmente matemáticos e computacionais). |
Robertino Mendes Santiago Junior |
Learning AnalyticsMineração de dados educacionais |
Rodrigo Clemente Thom de Souza |
História da Computaçãop |
Rodrigo Clemente Thom de Souza |
Informática e EducaçãoAnálise e/ou desenvolvimento de Tecnologias Digitais na educação; Ensino de computação na Educação básica (hardware, software, segurança, ergonomia, programação de computadores); Formação de professores para a integração de tecnologias digitais ao currículo. |
Selma dos Santos Rosa |