Competências e Habilidades

As competências gerais a serem desenvolvidas ao longo do processo de formação do licenciando e da licencianda são:

  1. identificação de problemas que tenham solução algorítmica, considerando as limitações computacionais;
  2. resolução de problemas usando ambientes de programação;
  3. tomada de decisões e inovação, com base no conhecimento do funcionamento e das características técnicas de hardware e da infraestrutura de software dos sistemas de computação, consciente dos aspectos éticos, legais e dos impactos ambientais decorrentes;
  4. compreensão e explicação das dimensões quantitativas e qualitativas de um problema;
  5. gerenciamento de sua própria aprendizagem e desenvolvimento, incluindo a gestão de tempo e competências organizacionais;
  6. preparação e apresentação de trabalhos e problemas técnicos e suas soluções para audiências diversas, em formatos apropriados (oral e escrito);
  7. avaliação crítica de projetos de sistemas de computação;
  8. adequação às mudanças tecnológicas e aos novos ambientes de trabalho;
  9. leitura de textos técnicos em língua estrangeira;
  10. empreendedorismo e liderança, coordenação e supervisão na área de atuação profissional;
  11. capacidade de realizar trabalho cooperativo e entender a força que dele pode ser derivada.

A formação do licenciando e da licencianda deve ainda propiciar o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades específicas:

  1. especificação dos requisitos pedagógicos na interação humano-computador;
  2. especificação e avaliação de softwares e equipamentos para aplicações educacionais e em Educação a Distância;
  3. desenvolvimento de software e hardware para a educação mediada por tecnologias computacionais, em equipes interdisciplinares;
  4. atuação junto ao corpo docente das instituições de ensino, nos diversos níveis educacionais e suas modalidades, e demais organizações no uso efetivo e adequado das tecnologias da educação;
  5. análise, avaliação e produção de materiais didáticos ou paradidáticos com a utilização de recursos computacionais, propiciando inovações nos produtos, processos e metodologias de ensino e de aprendizagem;
  6. administração de laboratórios de informática para fins educacionais;
  7. atuação como agente integrador promovendo a acessibilidade digital;
  8. atuação crítica e reflexiva sobre sua prática docente;
  9. proposição, coordenação e avaliação de projetos de ensino e de aprendizagem assistidos por computador;
  10. promoção da aprendizagem criativa, autônoma, colaborativa e de comunicação e expressão, como princípios indissociáveis da prática educativa.