Competências e Habilidades
As competências gerais a serem desenvolvidas ao longo do processo de formação do licenciando e da licencianda são:
- identificação de problemas que tenham solução algorítmica, considerando as limitações computacionais;
- resolução de problemas usando ambientes de programação;
- tomada de decisões e inovação, com base no conhecimento do funcionamento e das características técnicas de hardware e da infraestrutura de software dos sistemas de computação, consciente dos aspectos éticos, legais e dos impactos ambientais decorrentes;
- compreensão e explicação das dimensões quantitativas e qualitativas de um problema;
- gerenciamento de sua própria aprendizagem e desenvolvimento, incluindo a gestão de tempo e competências organizacionais;
- preparação e apresentação de trabalhos e problemas técnicos e suas soluções para audiências diversas, em formatos apropriados (oral e escrito);
- avaliação crítica de projetos de sistemas de computação;
- adequação às mudanças tecnológicas e aos novos ambientes de trabalho;
- leitura de textos técnicos em língua estrangeira;
- empreendedorismo e liderança, coordenação e supervisão na área de atuação profissional;
- capacidade de realizar trabalho cooperativo e entender a força que dele pode ser derivada.
A formação do licenciando e da licencianda deve ainda propiciar o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades específicas:
- especificação dos requisitos pedagógicos na interação humano-computador;
- especificação e avaliação de softwares e equipamentos para aplicações educacionais e em Educação a Distância;
- desenvolvimento de software e hardware para a educação mediada por tecnologias computacionais, em equipes interdisciplinares;
- atuação junto ao corpo docente das instituições de ensino, nos diversos níveis educacionais e suas modalidades, e demais organizações no uso efetivo e adequado das tecnologias da educação;
- análise, avaliação e produção de materiais didáticos ou paradidáticos com a utilização de recursos computacionais, propiciando inovações nos produtos, processos e metodologias de ensino e de aprendizagem;
- administração de laboratórios de informática para fins educacionais;
- atuação como agente integrador promovendo a acessibilidade digital;
- atuação crítica e reflexiva sobre sua prática docente;
- proposição, coordenação e avaliação de projetos de ensino e de aprendizagem assistidos por computador;
- promoção da aprendizagem criativa, autônoma, colaborativa e de comunicação e expressão, como princípios indissociáveis da prática educativa.